Exú
Dedicamos um culto e uma compreensão especiais a Exú, que nos veio do Candomblé, se destacando em importância em nossa Umbanda ,de tal forma que teve seu entendimento ainda mais dividido para possibilitar um enfoque em devida concordância com o resto do ritual….
Oxalá
É o Orixá maior. Seu nome tem como uma das interpretações a junção de duas palavras: orisá + nla, significando esta última “grande, maior”. Também conhecido, por isso, por Orixalá ou ainda por Obatalá (Obá, rei, senhor; e Alá, pano branco), nome que faria referência ao papel….
Tempo
Tratado em nossa Casa como um Orixá, Tempo seria, em sua origem, um Inquice do culto de Angola. É o grande pára-raio dos Templos e dos Babalorixás. Grande é a discussão se há equiparação e se os Inquices do culto de Angola, os Orixás do culto Nagô e ainda os Voduns deveriam ou não ser tratados como um…
Omolu
Também conhecido como Obaluaiê (Obá, rei; Olu, senhor; Àiyé, Terra; ou seja, Rei e Senhor de Tudo que há sobre a Terra), Omolu (Omon, filho; Olu, senhor; ou seja, Filho do Senhor) seria a força suprema das transformações. Nesse papel amplo, tudo que promove as mudanças lhe é atribuído…
Yemanjá
Yemanjá, do original Yemoja (yeye, mãezinha; omon, filhos; ejá, peixes; ou seja, a mãezinha cujos filhos são peixes) seria a representação maior da maternidade e das emoções.
Para entendermos as inúmeras facetas deste importante Orixá, basta refletirmos sobre a força maior da ….
Euá
Contem os atributos de Oxum e Yansã: guerra, caça, feminilidade, disfarce, poder, pioneirismo, encantamento, praticidade, beleza. Iyewá – Senhora da Beleza, no sentido de encanto e fascínio. Tem o poder sobre tudo o que é belo, sendo a padroeira de tudo o que é belo sobre a Terra e que os…
Ossayin
Orixá das florestas e Senhora das folhas e de suas propriedades curativas, Ossayin é a grande força que possibilita a cura de todos os males humanos. Grande mistério envolve o seu entendimento e seu culto e seu nome deve ser louvado sempre que utilizamos a força das matas em….
Nanã
Este Orixá tem forte relação com todas as Iyabás, as Mães d’água, e assume, junto à Yemanjá, o papel de Grande Mãe do mundo. Em algumas tradições inclusive, ela assume, junto à Obatalá o papel de polaridade feminina na Criação. O “na” que compõe seu nome tem o mesmo…
Oxossi
Orixá africano da caça, Oxóssi recebia enorme importância juntamente com sua função. Em nossa Umbanda, Oxóssi é identificado como a manifestação da elevação de toda energia psíquica. Assim, é o Orixá do psiquismo. É através da força de Oxóssi que nós podemos elevar….
Ogum
Originalmente, Ogum era o Orixá que regia a colheita, a caça e a guerra. Para um umbandista moderno pode parecer estranho pensar nesse Orixá, comumente entendido como impulsivo e beligerante, na figura de um agricultor arando a terra e dela colhendo os frutos. Muitos atribuem…
Oxum
Oxum é o Orixá das águas doces e seu entendimento assume características das mais diversas. Em uma comparação didática, se Nanã representa a avó, Yemanjá a mãe, Oxum representaria a filha. Juntamente com Yansã, seriam as Orixás mais “novas” do panteão. Alguns atribuem à Oxum…
Yansã
Conhecida também como Oiá, Yansã é a Senhora dos Ventos e Tempestades. Sua energia está fortemente relacionada com as intempéries, com os ventos e ainda com os raios. Num plano mais específico, Yansã rege o aparelho respiratório e o sistema glandular humanos. Isso demonstra a forte ligação deste…
Oxumaré
Orixá da riqueza e da prosperidade, Oxumarê tem a forma mitológica dupla da serpente, no aspecto feminino, e do arco-íris, no aspecto masculino. É entendido como a energia que nos capacita a manter nossas conquistas. “Oxumaré é a mobilidade e a …
Xangô
Grande força ressoante nas pedreiras, Xangô é Senhor das pedras entre as quais se destaca a chamada pedra de raio – edun ará – acreditada ser originada nas quedas em nosso planeta de asteróides ou semelhantes. Xangô é ainda relacionado com o fenômeno do trovão.