Histórico Abreviado da Seara de Caridade do Caboclo Tupinambá
O nosso irmão Exu Mirim da Calunga se responsabilizou pela elaboração e concretização desse resumido histórico da Seara de Caridade Caboclo Tupinambá, ditado a nós durante a terceira reunião com o fim de escrever o estatuto de nossa casa.
Os trabalhos tiveram início com a bondade e carinho dos avos do nosso BABALORIXÁ PAULO d’OGUM, DONA HELENA DA SILVEIRA GARCIA e FENELON GARCIA, ao doarem a sede onde se iniciariam os referidos trabalhos, a qual ela mesma intitulou “CABANA DO PAI JOAQUIM E DO BAIANO”, tendo a primeira reunião, lavrada em ata, no dia 02 de novembro de 1987. Ali se realizavam trabalhos com a colaboração de FENELON GARCIA, médium, que trabalha com o PAI JOAQUIM d’ANGOLA e do pai de nosso Babá, PAULO d’OXÓSSI, médium do BAIANO JOSÉ DOS COQUEIROS, contendo no altar várias imagens católicas pertencentes à bisavó de nosso Babá, MARIA ELEOTÉRIO DA SILVEIRA, irmã já desencarnada que sempre se manifestava no final dos trabalhos pela mediunidade de seu neto, PAULO d’OXÓSSI. Era realizado junto aos trabalhos com os pretos-velhos um estudo Kardecista, contendo inclusive reuniões mediúnicas, denominado GRUPO DE EDIFICAÇÃO ESPÍRITA EMMANUEL. Os trabalhos eram realizados na Avenida Almirante Saldanha, número 192, cidade de Jussara, estado de Goiás, Brasil.
Nosso atual dirigente, PAULO d’OGUM, já se encontrava na época participando dos trabalhos mediúnicos acima citados, com a autorização e convite do mentor do grupo, já que ele contava apenas com seus 11 anos de idade. Dois anos depois, teve a sua primeira manifestação mediúnica de incorporação com o CABOCLO TUPINAMBÁ na presença de seus avós e de seu irmão, NETO d’XANGO, o qual desde essa data foi oficialmente denominado “o cambone tronqueira”, que vem acompanhando o trabalho mediúnico na sustentação e dirigência física até os dias atuais. Inicia-se, então, o trabalho de nosso dirigente com as entidades CABOCLO TUPINAMBÁ, ZÉ BAIANO, MARIAZINHA DAS FLORES, PAI MIGUEL e Dr. LUIZ, juntamente com o seu pai e o seu avô. Em 1998, no mês de novembro, PAULO d’OGUM, sob a orientação do Dr. JOSÉ PELINTRA, transfere-se para Los Angeles, EUA, onde se iniciam os trabalhos na residência do médium, localizada na 3344 Bagley Avenue, apto. 01, cidade de Los Angeles, estado da Califórnia, atendendo a apenas uma pessoa. Semanas depois, com um grupo de seis pessoas, convém lembrar o fato de que SEU JOSÉ PELINTRA faz um comentário com um dos médiuns fundadores da casa: “Meu filho, sente-se e fique olhando o que é que vai acontecer”. Contávamos com a ajuda de nossa irmã DENISE d’NANÃ, que realizava estudos, que continuam até os dias atuais, de O Evangelho Segundo o Espiritismo e outras obras espíritas, enquanto as pessoas esperavam para serem atendidas. Pouco tempo depois, por falta de espaço em seu apartamento, o trabalho é transferido para a casa do amigo KENARD MARX, o qual nos ofereceu sua residência com amor e carinho. Nessa fase, o trabalho chegou a atender o número de 80 pessoas nas noites de sexta-feira, em 125 N. Rexford Dr., na cidade de Beverly Hills, Califórnia, e o Dr. JOSÉ PELINTRA já contava com o número de 30 médiuns. No mês de julho de 2002, o trabalho é legalmente registrado na comarca de Los Angeles com o título “SEARA DE CARIDADE CABOCLO TUPINAMBÁ” e nome fantasia, tendo os dois nomes sido sugeridos pela dirigência espiritual da casa. Foi realizado um ritual de recepção dos documentos na presença do CABOCLO TUPINAMBÁ e de todos os médiuns da casa, incluindo a tia do Baba, MARIA LUIZA, presidente e fundadora do grupo Kardecista EURÍPEDES BARSANULFO, da cidade de Los Angeles, sendo convidada pelo CABOCLO TUPINAMBÁ para ser a madrinha (ou, carinhosamente, “caracucaia”) da Seara de Caridade. Nessa ocasião, foi comentada a imensa ligação entre o trabalho e o fato das tias do dirigente, MARIA LUIZA e CIDINHA d’IANSA, a atual Ekede da Seara, já se encontrarem em Los Angeles antes do início dos trabalhos. Um mês depois, pela falta de espaço físico, foi sugerido pelo Dr. JOSÉ PELINTRA que iniciássemos a procura de um local apropriado para os trabalhos, ele próprio fazendo questão de garantir a sobrevivência financeira do grupo. É importante lembrar que o nosso dirigente, PAULO d’OGUM, jamais cobrou nenhum centavo por qualquer trabalho realizado.
Os trabalhos da SEARA DE CARIDADE DO CABOCLO TUPINAMBA funcionaram até o dia 11 de maio de 2011 na cidade de Torrance, estado da Califórnia, nosso Babá com mais de 170 filhos de santo e a casa ajudando centenas de pessoas, não só no contexto da Umbanda mas com vários trabalhos de terapia alternativa, cirurgias espirituais, psicólogos e uma obra social gigantesca. Sob a luz do CABOCLO TUPINAMBÁ e ao trabalho voltado para o amor do nosso querido Babalorixá, a casa atendeu todos aqueles que a ela chegaram em busca de auxílio, orientação e lenitivo às suas dores por 14 anos.
Sob a orientação da bisavó desencarnada de nosso Babá, MARIA ELEOTÉRIO DA SILVEIRA, pela mediunidade de seu pai, PAULO d’OXÓSSI, toda a família do Babá foi transferida para a Florida, EUA, onde deram início sob a orientação de Dr. JOSÉ PELINTRA aos trabalhos da SEARA DE CARIDADE DO CABOCLO TUPINAMBA neste mesmo estado em Janeiro de 2012, deixando em Los Angeles uma obra maravilhosa a qual devera se perdurar enquanto for da vontade de nosso Pai Oxalá.
Hoje temos a nossa sede localizada em 238 SW 12th Avenue, cidade de Deerfield Beach, estado da Florida, zip code 33442, onde são realizados trabalhos de atendimento ao público, estudos mediúnicos e desenvolvimento mediúnico.
Agradeço sinceramente a todos os médiuns da Seara e a todas as pessoas que contribuíram direta ou indiretamente para que os nossos trabalhos pudessem chegar ao estágio atual. Que a força de nosso Pai Oxalá possa brilhar no coração de todos que nessa Seara trabalham, que o trabalho possa fazer desabrocharem em todos vocês as sementes da experiência e da sabedoria, e que as forças de Deus nos amparem hoje e sempre.
Exu Mirim da Calunga
Torrance, 25 de julho de 2003
Revisada 7 de Agosto de 2012
HINO DA SEARA DE
CARIDADE CABOCLO TUPINAMBÁ
Uma estrela brilhou
quando Assis chegou
e ordenou a Seara
pra trabalhar no Amor
Foi na bênção
de meu Pai Oxalá
que o trabalho surgiu
na força Tupinambá!
Como podemos ver
o sol clareou
quando chegou Zé Pelintra
e disse “bravo Senhor!”
Reunindo
Os seus filhos na fé
pra trabalhar no Amor,
pra trabalhar no Amor!